Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

ATCHIM! É gripe ou rinite?

ATCHIM! É gripe ou rinite?

Espirros sequenciais, coriza e congestão nasal, acompanhados de coceira nos olhos, vermelhidão e lacrimejamento. Esse é um cenário clássico nessa época do ano e ele vem sempre acompanhado de uma dúvida: é rinite ou gripe? Os sintomas realmente são bem parecidos, porém na maioria dos casos, quando essa condição torna-se persistente/constante você pode estar diante de uma rinite alérgica, que atinge hoje cerca de 40 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai).

A rinite é causada por algum fator alérgico, como ácaros da poeira, pelos de animais, fungos do ar e pólen; e podem ser desencadeados por causas irritativas como cigarro, produtos de beleza e perfume. Em outras palavras é o processo inflamatório da mucosa nasal quando estra em contato com esses agentes alérgenos. A doença crônica não tem cura e o tratamento é feito com soros nasais e remédios antialérgicos.

A Organização Mundial da Alergia (WAO) divulgou um relatório em 2015, onde prevê que 40% da população mundial sofrem de rinite alérgica. Segundo os médicos, atualmente, uma em cada três pessoas ao redor do mundo convive com algum tipo de alergia e metade da população pode se tornar hipersensível algum agente nos próximos anos, dando destaque para as manifestações respiratórias.

boletim-generico-mai-16_block_5

boletim-generico-mai-16_block_6

Fonte:

Blog Ministério da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/35019-alivie-os-sintomas-da-rinite-alergica.html
UOL – http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/05/18/vacina-contra-rinite-alergica-diminui-sintomas-em-ate-80-confirma-estudo.htm#fotoNav=15
Veja – http://veja.abril.com.br/saude/seis-maneiras-de-evitar-a-rinite-alergica/