Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Atenção motorista! Novos valores de multas e infrações já estão em vigor

Atenção motorista! Novos valores de multas e infrações já estão em vigor

Logo após os condutores brasileiros terem que se adaptar a Lei do Farol, uma nova mudança nas normas de trânsito aconteceu em 2016.  As punições para as infrações previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) sofreram modificações no mês de novembro e tornam mais severas as penalidades, o que afeta principalmente o bolso. Os valores mínimos das multas, no geral, aumentaram 66%; agora, partem de R$ 88 (infração leve) a R$ 293,47 (gravíssima).

Em 2002, uma resolução fixou o valor em reais e as multas básicas não tinham aumento desde então. A justificativa para o reajuste foi o aumento do número de certas infrações consideradas perigosas, entre outros fatores. A novidade é que este valor pode ser atualizado anualmente, com reajuste máximo dado pela inflação do ano anterior, justificadas de acordo com os dados arrecadados com multas e recursos investidos no setor de engenharia de tráfego.

multa-por-grau-_17910948_50bfcb5955e8272a0394c7f1d753157c9e1ac5a0

A infração pelo uso do celular enquanto está conduzindo um veículo, por exemplo, deixou de ser média para gravíssima. O texto da lei sofreu alterações e prevê infração ao segurar ou manusear o aparelho. Agora, enquanto estiver ao volante, o motorista não poderá mais enviar mensagens, acessar redes sociais e aplicativos, incluindo os de GPS.

DICA: Programe o seu GPS antes de sair com o veículo.

A tecnologia e suas funcionalidades vêm auxiliando consideravelmente os motoristas no trânsito, mas vem tirando a atenção ao conduzir o veículo. O uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Só em São Paulo, entre janeiro e julho desse ano, as infrações por causa do uso do celular cresceram 17%.

Por isso, a lei vai ser mais rigorosa e específica a partir de agora. O condutor não vai poder mexer no aparelho, mesmo que esteja parado no semáforo, podendo somente manuseá-lo quando parar o veículo em local próprio para estacionar. Outras novidades, tanto no valor da multa quanto nos pontos, são por estacionar em vagas exclusivas para idosos e/ou deficientes, recusar fazer o teste do bafômetro e falta de habilitação para a motocicleta conhecida como “cinquentinha”.

 novos-valores-d_17881490_c2c0f45d14a9ab9efce1bb1341648782901ef2d3

(Foto: tabela completa multas 2016/Doutor Multas)

Aplicativo diminui prejuízo com multas

Lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o SNE – Sistema de Notificação Eletrônica – é uma solução web e mobile que comunica infrações diretamente ao motorista e vai consentir desconto de 40% no valor da multa. Mas o abatimento no pagamento só vale se o motorista não quiser recorrer. Clique aqui e acesse o site para mais informações.

Fonte:

Doutor Multas – http://doutormultas.com.br/tabela-de-multas-atualizada/

Auto esporte – http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/11/multas-de-transito-ficam-mais-pesadas-veja-o-que-muda.html

SNE – https://servicos.serpro.gov.br/sne/