Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Brasil, recordista em automedicação

Brasil, recordista em automedicação

Nosso país é recordista mundial quando o assunto é automedicação. Isso é o que aponta o levantamento feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Segundo os dados, 72% da população brasileira toma remédios por conta própria e 40% usa a internet como ferramenta de diagnóstico.

Embora o Brasil seja o líder no quesito automedicação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o problema em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pessoa morre diariamente por erros relacionados ao uso de remédios e cerca de 1,3 milhão de norte americanos têm sintomas agravados.

Por aqui, a chegada do inverno leva ao crescimento da prática. Como nesta época os casos de doenças respiratórias aumentam, as pessoas buscam soluções imediatas e acabam fazendo uso de medicamentos (como analgésicos ou anti-inflamatórios) para aliviar sintomas como dores no corpo, espirros ou coriza.

Além disso, o efeito do remédio pode inibir sintomas fundamentais para a identificação de doenças e levar a um diagnóstico incorreto em algumas situações. Como consequência temos o agravamento de alguns quadros. Por isso, é imprescindível a busca por uma orientação médica adequada.

Em março do ano passado o Desafio Global de Proteção do Paciente em Relação à Segurança da Medicação foi lançado pela OMS com o objetivo de propor caminhos que ajudem a melhorar o modo como os medicamentos são prescritos e consumidos. A conscientização é essencial para a mudança de cenário.

Fontes:

Portal Pleno.News – https://pleno.news/comportamento/saude-e-bem-estar/brasil-e-recordista-mundial-em-automedicacao-diz-pesquisa.html
Portal Bonde – https://www.bonde.com.br/saude/noticias/automedicacao-cresce-no-inverno-alerta-oms-412978.html
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – https://www.endocrino.org.br/os-perigos-da-automedicacao/
Portal Encontro Digital – https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2017/05/oms-alerta-para-o-uso-inadequado-de-medicamentos.html; https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2017/07/sabia-que-o-brasil-e-lider-na-automedicacao.html
Portal Saúde Abril – https://saude.abril.com.br/medicina/6-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-automedicacao/