Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Cancerômetro

Cancerômetro

Muito temido, o câncer é uma das principais causas de óbito em todo mundo. No último dia 08 de abril, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer, data que tem como objetivo alertar para o crescimento dos índices da doença.

Câncer em tempo real no mundo

– 14,1 milhões de novos casos, a cada ano;

– 8,2 milhões de mortes, anualmente;

– 32 milhões de pessoas convivem com a doença, todos os anos;

– 70% de aumento nos números de ocorrências nas próximas décadas;

– 169,3 milhões de vidas saudáveis que deverão ser perdidas, em função da doença;

– 57% dos tipos de câncer ocorrem em países em desenvolvimento; e

– Só em 2016, 596 mil novos casos são esperados, no Brasil.

O que é? Como surge? Tem cura?
Clique aqui e saiba mais!

O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células (malignas), que invadem os tecidos e órgãos. Se a doença não for tratada em fase inicial,pode espalhar-se para outras regiões do corpo, caso mais conhecido como metástase. A doença pode ser causada por fatores externos, tais como substâncias químicas, irradiação e vírus, ou motivações internas como, por exemplo, hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. Vale lembrar que, em geral, o câncer não é hereditário, mas existem alguns fatores genéticos que tornam pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos.

Graças ao avanço da medicina e do diagnóstico precoce, muitos tipos de câncer são curados atualmente, desde que tratados em estágios iniciais.  O tratamento pode ser feito por radioterapia, quimioterapia e, em alguns casos, com cirurgia; cada um deles, utilizado de maneira isolada ou combinada. A forma como o câncer será tratado depende muito do tipo celular do órgão de origem e do grau de invasão do tumor, porém já podemos dizer que mais da metade dos casos da doença já tem cura.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a globalização, a urbanização e a expectativa de vida explicam os altos números de crescimento da doença. Os casos mais comuns de câncer encontrados hoje em dia são de pele não melanoma, próstata, mama, linfoma, leucemia, pulmão, cólon, reto e estômago.

O Grupo Case, com a consultoria de seu coordenador médico, Dr. Adriano Velloso, criou o Cancerômetro, uma forma de mostrar os impactos dos seus hábitos no dia a dia e como essas ações podem se transformar em riscos efetivos, contribuindo para o desenvolvimento da doença.  Quer medir sua temperatura?

boletim-generico-abr-16_block_5

Fontes:

Dr. Adriano Velloso – CRM: 52.50293-5
OMS – http://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/
INCA – http://www.inca.gov.br/
Revista Hospitais Brasil
GLOBOCAN – 2012 (OMS)