Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Crossfit: vilão ou mocinho?

Crossfit: vilão ou mocinho?

Quando pensamos em ganhar massa muscular, força e boa forma, a primeira atividade física que vem à cabeça é a musculação. Porém esse cenário vem mudando nos últimos anos por causa da atividade física do momento: o crossfit.

Atualmente, essa modalidade é praticada em mais de 35 mil academias pelo mundo, a maioria nos Estados Unidos, onde até são promovidas competições. Aqui no Brasil, ganhou força há mais ou menos cinco anos, mas já carrega uma legião de adeptos, pois é uma opção atraente para as pessoas que querem mesclar exercícios funcionais mais dinâmicos, buscando resultados mais rápidos e trocando os aparelhos tradicionais das salas de musculação por halteres, cordas, caixas de madeira e até pneus de trator.

Segundo a coach (treinadora) e mestra em bioquímica do exercício pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniele Azeredo, o crossfit é o treinamento de alta intensidade que visa desenvolver todas as suas valências físicas, como força, flexibilidade, agilidade, potência, velocidade, precisão, coordenação, equilíbrio e lateralidade. “Com a atividade, você trabalha também seu sistema cardiorrespiratório e musculoesquelético, melhorando sua força e condicionamento, através de movimentos variados, com exercícios para gerar potência”, destaca a profissional.

Como surgiu o crossfit

A grande vantagem da prática da modalidade é a característica de estímulo e grande desempenho nas séries, promovendo, de forma rápida, ganho de força muscular e melhoria da capacidade aeróbica. Como qualquer atividade física, os benéficos da modalidade são diversos, pois está atrelada à promoção da saúde e prevenção de cardiopatias, diminuição dos riscos de diabetes e melhora do quadro de hipertensão.

Crossfit no Brasil

Crossfit

O crossfit demanda alto grau de supervisão do coach. Os iniciantes devem ter atenção redobrada pois ainda não se desenvolveram tecnicamente para suportar os exercícios mais complexos. Quando um treinamento é utilizado por indivíduos com baixa familiaridade com a prática de exercícios físicos, o resultado costuma ser desastroso. São esses casos que, em geral, resultam em lesões como tendinites e problemas musculares, podendo ocorrer, inclusive, episódios mais graves.

Por ser uma modalidade muito nova no Brasil, o crossfit ainda é muito discutido, principalmente pelos médicos. Como todo e qualquer esporte, requer alguns cuidados e atenção à saúde. “Antes de começar a praticar a modalidade, você precisa se consultar com um médico e realizar exames e refazê-los anualmente. É preciso treinar com responsabilidade, para que não aconteçam lesões. Depois disso, é só ter disposição para fazer a aula”, finaliza a profissional.

Diferença entre crossfit e funcional

 

Fontes:

Daniele Azeredo – CREF 022225-G/RJ
O Globo – http://blogs.oglobo.globo.com/medicina-e-exercicio/post/crossfit-modalidade-oferece-beneficios-fisicos-mas-registra-alto-indice-de-lesoes.html
Saúde Melhor – http://www.saudemelhor.com/fatos-mitos-sobre-crossfit/
BsB Crossfit – http://bsbcrossfit.com/o-que-e-crossfit/