Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Febre amarela – o que você precisa saber

Febre amarela – o que você precisa saber

A febre amarela, que há muito tempo estava controlada, volta a atingir o país este ano. O aumento repentino no número de casos gerou alerta em toda população e virou motivo de preocupação. Por isso, fique atento às informações abaixo para ajudar a entender o que causa a doença, quais os sintomas e como se prevenir.

1) O QUE É FEBRE AMARELA?

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

2) MOSQUITOS TRANSMISSORES

• Aedes Aegypti – Vetor da febre amarela urbana e transmissor de outras doenças, vive nas cidades;

• Haemagogus e Sabethes – Transmissores da febre amarela silvestre, vivem em matas e vegetação à beira de rios.

3) SINTOMAS

Na fase inicial da doença, os sintomas geralmente são: dor de cabeça, dores musculares, perda de apetite, fraqueza, calafrios, náuseas e vômitos. Já na fase aguda e mais grave, podem ocorrer também: febre alta, icterícia (pele e olhos amarelos), urina escura, sangramento e insuficiência de múltiplos órgãos.

4) QUEM DEVE SE VACINAR?

A vacina é recomendada a partir de 9 meses até 59 anos de idade e vale para a vida toda. Viajantes internacionais ou que irão para áreas de circulação do vírus também devem se vacinar.

Existem grupos de risco em que a vacinação é contraindicada e deve ser avaliada por um médico: crianças menores que 9 meses, idosos a partir de 60 anos, gestantes e mães que amamentam, pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras), pessoas com doenças autoimunes e com alergia à proteína do ovo.

 

Fontes:

– Ministério da Saúde
– Bem Estar
– Blog da Saúde