Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Novo ano, novos ares!

Novo ano, novos ares!

Atenção! Pare agora por um momento, coloque sua mão direita sobre o peito e a esquerda sobre a barriga, logo acima do umbigo. Respire normalmente. Qual das duas mãos está se movendo mais?

Se for a mão direita, esse é um mau sinal. Você está respirando de maneira incorreta, assim como a maioria da população moderna.

Mas por que estamos respirando da forma errada?

O ser humano nasce respirando corretamente, ou seja, com a contração de um músculo chamado diafragma, que fica na parte superior do abdômen, abaixo do peitoral. Podemos observar isso na respiração dos bebês. No entanto, com o amadurecimento, que traz o aumento natural das situações de estresse, adquirimos uma respiração mais tensa e curta, passando a ativar mais a região peitoral e praticamente não usando o diafragma.

A respiração incorreta atrapalha o funcionamento de nosso organismo, pois os pulmões não se inflam totalmente. Deixamos de aproveitar de 30% a 40% da capacidade pulmonar. Assim, ficamos menos oxigenados, podendo ter diversos problemas, como dores musculares, postura inadequada, falta de concentração e distúrbios do sono. Pesquisas médicas indicam que a respiração incorreta atrapalha também o funcionamento pleno dos órgãos internos, tendo influência sobre 75% de todas as doenças.

Aprenda como funciona a respiração correta, também chamada de respiração diafragmática:

Além dos efeitos positivos para o funcionamento dos órgãos, a respiração diafragmática oxigena nossas células e elimina até 80% das toxinas do corpo. Ela também melhora seu estado emocional. Respirando corretamente, você ganhará:

Fontes:

Bem Estar – http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/respire-sempre-pelo-nariz-que-filtra-e-aquece-o-ar-ate-chegar-aos-pulmoes.html
UOL – https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2016/11/16/controlar-a-respiracao-diminui-os-sintomas-da-ansiedade-e-da-depressao.htm
Revista Época – http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR76513-6048,00.html
iG Delas – http://delas.ig.com.br/saudedamulher/10-motivos-para-voce-respirar-melhor/n1237506976227.html
Boa Forma – https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/aprenda-a-respirar-corretamente-e-melhore-sua-saude/