Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

O seu segundo cérebro

O seu segundo cérebro

Além daquele que está na sua cabeça, você tem um segundo cérebro de 9 metros de comprimento, 500 milhões de neurônios e mais de 30 neurotransmissores. Ele se chama intestino.

Você sabia disso? Poucas pessoas imaginam, mas muitos aspectos da vida são influenciados pelo intestino. Ele controla sua sensação de fome e também o fluxo da digestão, ativando as enzimas digestivas e a percepção da saciedade. Além disso, caso você coma algo estragado, ele ativará a expulsão o mais rapidamente possível do alimento contaminado, seja provocando uma diarreia ou impulsionando o vômito. Até aqui, não há nada de muito extraordinário, não é? Afinal, essas são questões ligadas ao sistema digestivo, do qual o intestino faz parte.

Mas os poderes do intestino vão muito além. 50% da dopamina e 90% da serotonina (chamados de hormônios da felicidade) são produzidos lá. Isso significa que boa parte do humor, do comportamento e das emoções é regulada por ele. Quem nunca teve uma dor de barriga ou desconforto abdominal diante de uma situação de alto estresse?

#FICAADICA

Comidas industrializadas e processadas, além de pobres em fibras e nutrientes, são tóxicas para as bactérias amigas. Para manter seu intestino saudável, lembre-se de ingerir:

• Probióticos: são micro-organismos que chegam vivos ao intestino e promovem benefícios à saúde. Alguns exemplos são as bactérias chamadas Lactobacillus e Bifidobactererium. Elas podem ser encontradas em alguns tipos de iogurtes e leites fermentados, e também em suplementos.

• Prebióticos: são os alimentos ricos em fibras que alimentam as bactérias amigas. Estão presentes no alho, cebola, banana, frutas cítricas, cenoura, linhaça e diversos outros. Quanto mais variada e natural for sua alimentação, mais fortes ficarão as bactérias benéficas.

• Água: é um item fundamental para ter um intestino saudável. Ela ajuda no bom fluxo do alimento no sistema digestório do início ao fim, prevenindo a constipação.

 

Fontes:

Super Interessante – https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/
Revista Saúde – https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino/
Boa Forma – https://boaforma.abril.com.br/saude/intestino-saiba-por-que-ele-e-importante-para-a-sua-saude-e-como-protege-lo/#
UOL Ciência e Saúde – https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/05/30/voce-sabia-que-seu-corpo-tem-um-segundo-cerebro-dica-esta-na-sua-barriga.htm
Estadão – http://emais.estadao.com.br/blogs/vigilante-da-causa-magra/quer-boa-saude-fisica-e-mental-cuide-bem-do-seu-intestino/
GNT – http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/intestino-o-segundo-cerebro-saiba-como-cuidar-do-orgao.htm
Revista Marie Claire – http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/04/saiba-como-seu-intestino-pode-interferir-no-emagrecimento.html