Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Prepare-se para o verão!

Prepare-se para o verão!

Para curtir bem o período, cuidar de alguns detalhes que podem passar despercebidos e adaptar nossos hábitos a fim de proporcionar benefícios ao nosso corpo são medidas que não podem ser deixadas de lado. Confira:

1- 80% da exposição solar carcinogênica ocorre até os 20 anos de idade
É muito importante que a proteção contra os raios solares seja feita por toda a vida, porém, estudos apontam que 80% da exposição solar carcinogênica (que poderá desencadear câncer de pele) acontece entre 0 e 20 anos de idade, período da vida em que temos mais contato com o sol. Por isso, é essencial para a prevenção do câncer de pele ter cuidado extra com crianças e jovens. Itens como protetor solar, chapéus ou bonés e roupas de algodão, que ajudam a reter cerca de 90% da radiação UV, são indispensáveis, principalmente no verão.

2- Repelente é tão importante quando o filtro solar
O verão é a estação preferida também do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya, o Aedes aegypti. Isso porque a combinação de altas temperaturas e chuva é perfeita para a proliferação do inseto, devido ao surgimento de criadouros. Assim, além de ser preciso combater os focos, o uso do repelente é tão fundamental quanto a aplicação do filtro solar nesta época do ano. O uso também deve ser diário, no começo do dia, podendo ser reaplicado até três vezes num intervalo de 4h a 6h. O produto deve ser passado somente nas áreas não protegidas por roupa. Lembre-se de que o protetor solar é essencial, por isso, utilize o repelente 30 minutos após sua aplicação.

3- Comer peixe pode ajudar a evitar manchas de sol
O ácido graxo ômega-3, gordura boa que o organismo humano não produz por conta própria, tem funções anti-inflamatória e antioxidante, propriedades que mantêm a pele saudável, evita a formação de manchas e reduz a vermelhidão, além de outros benefícios.

4- Beber água é importante, mas se alimentar bem também
Anote esta lista de alimentos que não podem faltar no cardápio de verão: melancia, morango, pêssego, acerola, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, espinafre e cenoura. Eles ajudam a manter o organismo hidratado, contribuindo com o funcionamento do nosso metabolismo na época mais quente do ano.

5- Atenção aos seus olhos, eles também precisam de cuidados especiais
A cautela que temos em relação a nossa saúde deve ser maior durante o verão, proporcional à maior exposição aos raios solares e altas temperaturas naturais da época. Essa lógica se aplica também à saúde ocular, que, geralmente, fica de fora das orientações gerais do período. Além do risco de alergias e irritações na região, como conjuntivite, é preciso ficar atento aos danos que os raios UV podem causar a longo prazo, como a degeneração macular – doença que afeta a parte mais central da retina, membrana através da qual é transmitido tudo o que vemos ao nervo óptico -, ou ainda queimaduras na córnea. Para proteger os olhos é importante evitar passar neles as mãos sujas e sempre usar óculos escuros com proteção UVA e UVB.

6- Orelhas e ouvidos saudáveis no verão
Também existe protetor para o ouvido e o uso é indicado para evitar problemas como otite, inflamação comum nessa época do ano, causada pelo frequente contato com a água. Além disso, outros cuidados devem ser tomados, como: enxugar a parte interna da orelha com uma toalha macia, evitando esfregar e inserir qualquer objeto para não ferir a pele da região e contribuir para o surgimento de inflamações. Caso a dor de ouvido apareça, é preciso consultar um otorrinolaringologista, que orientará a respeito do tratamento adequado. Recorrer a métodos caseiros traz mais riscos, evite.

Fontes:
Hospital Sírio Libanês
Portal Terra
Portal Huffpost
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Hospital Nove de Julho