Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Prevenir também é coisa de homem!

Prevenir também é coisa de homem!

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que está localizada logo abaixo da bexiga, portanto você não a vê e nem a sente, mas ela está trabalhando produzindo parte do sêmen, que é aquele líquido espesso que contém os espermatozoides, liberados no ato sexual. É uma glândula muito pequena e, na posição que ocupa, envolve a uretra, um fino tubo que passa por dentro do pênis, ligando a bexiga ao meio externo, levando a urina armazenada para o exterior.

Nessa glândula com cerca de 3 cm de diâmetro – mais ou menos o tamanho de uma noz – pode se instalar um câncer.

A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista e realizar dois exames fundamentais: um exame de sangue chamado dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, devendo ser repetidos anualmente. Durante o toque retal, o médico, usualmente um urologista, sente e analisa a regularidade da superfície da próstata, avalia o seu tamanho, a sua consistência e a presença ou não de dor. A essas características da glândula facilmente percebidas, o médico associa o resultado do exame de PSA e as informações fornecidas pelo paciente durante a consulta, podendo concluir quanto à saúde da próstata. É a maneira mais fácil de evitar a progressão de um câncer de próstata, que começa de forma lenta e silenciosa.

Lembre-se: a partir dos 50 anos você já está no grupo de homens que deve se antecipar ao crescimento de um câncer de próstata. Isso não é para qualquer um: é coisa de Homem!

 

Fontes:

Dr. Paulo Leal – CRM: 75560
INCA – http://www.inca.gov.br/
Fundação do Câncer – https://www.cancer.org.br/
Instituto Lado a Lado Pela Vida – http://ladoaladopelavida.com.br/