Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Surto de Sífilis assusta o Brasil

Surto de Sífilis assusta o Brasil

Quando você escuta falar em sífilis, provavelmente pensa nas epidemias muito antigas, quando as condições de saúde e higiene eram precárias e a medicina ainda arcaica, não é mesmo? Pois saiba que a sífilis ainda está presente entre nós. E o pior, o Brasil está vivendo um surto da doença.

Em virtude das campanhas massivas de conscientização que vêm sendo feitas há alguns anos, quando o assunto são doenças sexualmente transmissíveis, a primeira que geralmente vem ao pensamento é a Aids, causada pelo vírus HIV. Assim, tendemos a não dar a mesma atenção a outras enfermidades, que podem ser igualmente devastadoras e até fatais. É o caso da Sífilis, doença bacteriana que existe há pelo menos 5 mil anos e que, sem tratamento, ataca o sistema nervoso, o coração, o cérebro e outros órgãos, podendo levar à morte.

EPIDEMIA NO BRASIL

Entre 2010 e 2016, quase 230 mil novos casos da doença foram diagnosticados no país. Só em 2015 foram mais de 65 mil infecções. A maioria ocorreu na região Sudeste (56,2%) e afetou pessoas na faixa etária dos 20 aos 39 anos (55%), que se auto-declaram da raça branca (40,1%). Os casos de sífilis congênita, transmitida da mãe grávida para o bebê, também cresceram expressivamente, tendo triplicado nos últimos 5 anos.

block_5

block_6

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

A principal forma de prevenção é o uso de preservativos em qualquer tipo de relação sexual. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue e a doença é tratada com antibióticos, especialmente penicilina. O acompanhamento deve ser estendido aos parceiros sexuais dos portadores.

block_8

 

Fontes:

Estadão – http://www.estadao.com.br/noticias/geral,origem-da-sifilis-e-mais-antiga-que-o-imaginado,524033
Folha de S. Paulo – http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2013/05/1282609-como-a-sifilis-varreu-o-mundo.shtml
BBC Brasil – http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37748006
iG Saúde – http://saude.ig.com.br/minhasaude/sexo-oral-e-a-principal-via-de-contaminacao-por-sifilis/n1597623969757.html
Minha Vida – http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sifilis
Tua Saúde – https://www.tuasaude.com/sifilis/
Drauzio Varella – https://drauziovarella.com.br/sexualidade/sifilis-2/