Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Cuidado com a gula!

Cuidado com a gula!

Você já pensou sobre o que ocorre com os alimentos após entrarem em seu corpo? Há um processo complexo, que possui diversas etapas e passa por diferentes órgãos. O curso da digestão inicia-se na boca, durante a mastigação, e termina no intestino, com a absorção de nutrientes fundamentais para nossa sobrevivência e posterior eliminação dos resíduos alimentares.

O organismo humano é organizado para que a digestão ocorra de maneira imperceptível à nossa consciência. Porém, nem sempre o processo corre dentro do esperado e pode haver desconforto e até dores em algumas etapas desse caminho percorrido pela comida.

Problemas ligados à digestão são muito comuns. A azia, por exemplo, atinge cerca de 11,9% dos brasileiros. Sintomas muitas vezes vistos como simples desconfortos, podem esconder complicações sérias. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho digestivo são responsáveis por cerca de 62.000 mortes por ano no Brasil.

Maio é o mês da saúde digestiva e, por isso, o Boletim da Saúde traz informações importantes para que você conheça melhor o funcionamento do seu corpo e saiba como mantê-lo saudável.

Confira abaixo cada etapa do processo e alguns transtornos comuns que podem ocorrer e atrapalhar o fluxo da digestão e o aproveitamento dos nutrientes:

block_5

block_6

Sempre que perceber desconfortos ligados à digestão, como dores, enjoos, inchaços, queimação, diarreia ou gases em excesso, é importante observá-los e, caso persistam, procurar orientação médica. Anormalidades no funcionamento do sistema digestivo podem ser sinais de outras doenças mais graves que podem levar à morte, como, por exemplo, úlceras severas, câncer em órgãos digestivos e doença de Crohn (uma inflamação violenta e crônica de todo o trato digestivo, da boca ao ânus).

Porém, para ajudar a manter sua digestão em dia, preparamos algumas dicas:

block_8

block_9

 

Fontes:

ABC Med: http://www.abc.med.br/
Federação Brasileira de Gastroenterologia: http://www.fbg.org.br
Portal G1: http://g1.globo.com/
Minha Vida: http://www.minhavida.com.br/
Drauzio Varella: https://drauziovarella.com.br/
Uol Notícias: https://noticias.uol.com.br/saude/listas/saiba-quais-sao-as-20-principais-causas-de-morte-no-brasil.htm
Mundo Verde: http://mundoverde.com.br/
Criança e Família: http://criancaefamilia.spp.pt/gravidez-e-primeiro-ano-de-vida/prevencao-da-morte-subita.aspx