Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Stress e saúde bucal: você conhece essa relação?

Stress e saúde bucal: você conhece essa relação?

Muitas vezes nos esquecemos de que a saúde do corpo começa pela boca. Mas, embora pareça, essa frase não se refere somente à alimentação. A saúde bucal é um dos fatores mais importantes para manter nosso organismo equilibrado, assim como a saúde mental. Essas informações você provavelmente já sabia. Mas já ouviu falar que esses fatores estão interligados e que o bem-estar emocional interfere na saúde da sua boca?

Estima-se que mais de 90% da população mundial terá alguma doença bucal ao longo da vida, desde cáries até doenças periodontais e câncer de boca. E o estresse, além de um grande vilão do mundo moderno, é um fator agravante para o desenvolvimento de várias dessas patologias. Hoje, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Com isso, os brasileiros estão ainda mais propensos a sofrerem com esses problemas.

Ocorre que o funcionamento do organismo humano não mudou completamente ao longo dos últimos anos evolutivos da nossa espécie. Com isso, as repostas do corpo às situações estressantes continuam parecidas, porém vivemos em outra realidade, que nos provoca diferentes reações. Entenda como funcionava e como acontece atualmente este ciclo:

block_5

block_6

block_7

Observe que as situações de estresse liberam adrenalina e outros hormônios na corrente sanguínea. Porém, o homem moderno não pode fugir ou lutar fisicamente para descarregar essas tensões, como faziam os nossos ancestrais. Após frequentes situações de adrenalina, o organismo pode entrar em desequilíbrio e apresentar problemas que atingem o sistema imune e provocam um efeito inflamatório. Esses fatores, aliados ou não a hábitos inadequados de higiene bucal, contribuem para o surgimento de doenças, como:

BRUXISMO – A tensão ocasionada pelo estresse pode provocar o bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes, principalmente durante o sono, e pode causar dor de cabeça, além de dor e desgaste nos dentes.

GENGIVITE – Frequentemente, pessoas estressadas deixam de priorizar a higiene bucal. Hábitos nocivos à saúde, como o consumo de cigarro, podem se tornar mais frequentes. Surgem, então, placas bacterianas, causando a gengivite (inflamação da gengiva), que provocam sangramentos e mau hálito.

PERIODONTITE – A gengivite, se não tratada adequadamente, evolui para a periodontite, quando a inflamação atinge os tecidos de suporte dos dentes. Além de sangramentos, a doença pode levar à perda dentária.

AFTAS – Tanto a baixa imunidade quanto o estresse são fatores que provocam aftas. Essas inflamações na mucosa bucal, além de dolorosas, são canais abertos para a entrada de vírus e bactérias.

BOCA SECA – O estresse impacta a produção de saliva, o que provoca um ressecamento da boca conhecido como xerostomia. Esse pode ser um fator agravante para o surgimento da periodontite e de cáries.

block_9

 

 

Fontes:

CRO-RJ – http://www.cro-rj.org.br/estresse-saude-bucal/
Terra – Saúde Bucal – https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/conheca-5-efeitos-do-estresse-na-saude-bucal,b5efbb3ea425f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
Colgate – http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/gum-disease/article/ada-11-evidence-stress-periodontal-disease
CFO – http://cfo.org.br/sem-categoria/baixa-imunidade-estresse-genetica-e-ate-tpm-podem-ser-causas-de-afta/
Minha Vida – http://www.minhavida.com.br/saude/temas/periodontite
CRO-PR – http://www.cropr.org.br/index.php/noticias/detalhes/veja-algumas-dicas-para-manter-a-sua-saude-bucal/277#.WUBMImjyvIU
Portal G1 – http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/08/brasil-e-o-segundo-pais-mais-estressado-do-mundo.html
CRO-GO – http://www.crogo.org.br/index.php/noticias/248-dia-mundial-da-saude-bucal-visa-dentes-saudaveis-para-uma-vida-saudavel