Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

10 coisas que todos precisam saber sobre o câncer de mama e o de colo de útero

10 coisas que todos precisam saber sobre o câncer de mama e o de colo de útero

Embora o público principal seja as mulheres, é fundamental que todos estejam por dentro do assunto, tendo em mãos dados que ajudam na prevenção, no reconhecimento de sinais e na prática de cuidados que podem contribuir para o diagnóstico precoce.

1- No caso do câncer de mama, os tumores são resultados da multiplicação desordenada de células da região. Existem diferentes tipos, mais ou menos agressivos.

2- A principal causa do câncer de colo de útero é o HPV, transmitido por relações sexuais com penetração. Em fase inicial, a doença é assintomática, podendo levar até 20 anos para apresentar algum sinal.

3- A idade é um importante fator de risco de surgimento do câncer de mama e, por isso, é preciso que as mulheres fiquem atentas à prevenção. A chance de desenvolver a doença passa de 1 em 233 aos 30 anos para 1 em 29 aos 60.

4- De acordo com o Instituto Oncoguia, 77% das mulheres, ao descobrirem o câncer de colo de útero, já estão com a doença em fase avançada. Isso ocorre porque a visita anual ao ginecologista e a realização do exame papanicolau, fundamentais para a prevenção, não estão em dia.

5- A adoção de hábitos saudáveis contribui com a prevenção do câncer de mama. A prática de exercícios físicos, por exemplo, reduz o risco em 25%.

6- A vacina oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a melhor maneira de prevenir a contaminação pelo vírus. A faixa etária recomendada para meninas é de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Ela também pode ser tomada até os 40 anos, mas quanto mais avançada a idade, menor a eficácia. O uso de camisinha contribui parcialmente na prevenção.

7- O autoexame é muito importante para o diagnóstico em fase inicial do câncer de mama, que, neste estágio, tem índice de cura de 95%. Ele deve ser feito uma vez ao mês, após o ciclo menstrual. Além disso, é importante observar outros sintomas, como nódulos nas axilas e pescoço, pele com aspecto de casca de laranja e alterações no mamilo.

8- Sangramento vaginal, corrimento e dor são os sintomas que podem surgir na fase mais avançada do câncer de colo de útero.

9- A mamografia é o principal exame para detecção do câncer de mama.

10- Se contaminada por HPV, a mulher não desenvolverá necessariamente o câncer de colo de útero. O acompanhamento médico em dia garante que o problema seja tratado e curado antes que evolua para quadro cancerígeno.

Só é possível vencer e prevenir aquilo que conhecemos. Para saber mais, clique aqui e acesse a página NINGUÉM PASSA PELO CÂNCER SOZINHO, campanha de conscientização do Grupo Case.

Fontes:
Ministério da Saúde | Instituto Oncoguia | Portal Mega Curioso | Saúde Abril