Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Dezembro Laranja – Nesse verão, vá pela sombra!

Dezembro Laranja – Nesse verão, vá pela sombra!

O câncer de pele é um tumor que atinge a pele, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. É o tipo de câncer que mais atinge os brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente são diagnosticados 180 mil novos casos no país.

Mesmo que esse dado deixe todos preocupados, é importante termos a consciência de que quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Fato que reforça a necessidade de medidas de precaução, somadas a exames preventivos que possibilitem o diagnóstico do câncer de pele.

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta o exame regular do nosso corpo, com atenção especial para sinais suspeitos. Uma dica interessante é seguir a regra ABCDE para conseguir diferenciar quais manchas são benignas e malignas, tornando ainda mais prático e palpável a percepção de anormalidades na pele. Acompanhe:

Fonte: Ministério da Saúde

 

Outra dica muito importante é examinar a pele de amigos e familiares, muitas vezes o câncer pode se manifestar em regiões do corpo em que não é possível reconhecer sozinho. Em caso de suspeita, e imprescindível marcar uma consulta com um dermatologista.

Por isso, nesse verão, vá pela sombra e se proteja do sol, usando protetor solar, barracas, chapéus, bonés e óculos escuros.

Para mais dicas, baixe as peças da campanha: A4 | E-mail