Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Episódio 2: Câncer de próstata: o despertar da consciência 

Episódio 2: Câncer de próstata: o despertar da consciência 

No segundo episódio da saga contra o câncer, nosso arqui-inimigo agora busca investir contra um público um pouco mais despreparado: os homens. Para isso, ele se aproveita de duas importantes fraquezas: a carência de cuidado com a saúde e a falta de conhecimento da doença.

A maioria dos homens tende a procurar assistência médica apenas quando apresentam sintomas e alguns deles sequer sabem que possuem a próstata, glândula atingida pela doença.

O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns e tem maior prevalência em homens com idade acima de 65 anos. Até 2022, a estimativa é de que sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A incidência é tão alta que para cada 9 homens um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida.

A doença apresenta um desenvolvimento lento e assintomático, dificultando ainda mais o combate.

Portanto, é hora de preparar nossas defesas contra essa ameaça partindo do principal: o despertar da consciência para o conhecimento e a prevenção.

Defesa_1: O que é próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de parte do líquido seminal, que protege e nutre os espermatozoides. A partir dos 40 anos essa glândula apresenta um aumento normal (benigno) de tamanho.

Defesa_2: O câncer de próstata

É o tumor que se desenvolve na glândula, afetando a ejaculação, a função sexual e o fluxo urinário. Em alguns casos, o crescimento se dá de forma lenta, não ameaçando a saúde do homem; já em outros, o desenvolvimento pode ser rápido, característica do câncer, levando à morte.

Defesa_3: Atenção aos fatores de risco

+ Idade (acima de 50 anos);

+ Tabagismo;

+ Sobrepeso e obesidade;

+ Má alimentação e sedentarismo;

+ Etnia (a probabilidade de a doença afetar os homens negros é duas vezes maior, saiba mais no nosso ebook de prevenção);

+ Histórico familiar

+ Fatores hormonais e ambientais.

Defesa_4: Identificação de sintomas

Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir:

+ Dificuldade de urinar;

+ Demora em começar e terminar de urinar;

+ Diminuição no jato da urina;

+ Presença de sangue na urina;

+ Necessidade de urinar com maior frequência.

A força está com vocês e se chama prevenção!

O diagnóstico precoce pode garantir uma maior efetividade no tratamento. Saiba dessa e de outras formas de tratamento e prevenção clicando aqui e seja o protagonista da sua saúde.