Blog

Newsletter

Receba informações no seu e-mail.

Redes Sociais

Novas lentes para sua mente

Novas lentes para sua mente

Por segurança, o ser humano tende a querer continuar vivendo do mesmo modo a que foi originalmente condicionado. Aquilo que é novo – e, principalmente, desconhecido, como a pandemia – nos deixa com uma pulga atrás da orelha, causando desconforto.

O psicólogo Benjamin Hardy, em seu livro Força de Vontade Não Funciona, diz que aprender o novo exige “reconstruir nossa visão de mundo para ver as coisas de uma perspectiva mais elevada”.

Você sabe o que é mindset?
O termo refere-se ao modo como as pessoas pensam e interpretam a realidade. Ele é construído a partir das nossas experiências de vida e influenciam diretamente nossas decisões e atitudes.

Existem dois tipos de mindset (ou mentalidade): o crescente, que é o mais adaptativo, e o fixo, que nos empaca, podendo nos atrapalhar a termos uma vida saudável.

Todos temos os dois tipos de mentalidade, mas geralmente existe um predominante. A boa notícia é que conseguimos moldá-los com esforço e dedicação.

Deixe de lado a mentalidade fixa!
Para lidar melhor com os últimos acontecimentos, coloque novas lentes e mude o foco. É hora de usar e abusar do mindset crescente. O conceito, desenvolvido pela psicóloga Carol Dweck, aponta para uma forma flexível de lidar com os fatos, com mais facilidade de enfrentar e contornar adversidades.

Para ajudar nesse processo, aceite novas formas de realizar o que já está habituado a fazer, faça escolhas desafiadoras e se comprometa com elas, além de escutar mais o que outras pessoas têm a compartilhar.

OBS: pessoas que tendem ao mindset fixo não estão abertas a mudarem de opinião, por isso, podem ter mais dificuldade de conhecer novas possibilidades.

Palavra do Especialista
Para desenvolver um mindset favorável, é necessário desapegar das crenças limitantes e acreditar que elas são apenas uma maneira de ver, um único ponto de vista. A mesma situação pode ser vista de outras formas. “Quais?”, pergunte-se. A contestação ajudará na mudança de perspectiva. Policie seus pensamentos e os questione para que não virem verdades absolutas em sua mente e te impeçam de ter uma melhor qualidade de vida. Atente-se para outras possibilidades.  É a maneira como pensamos que determina como nos sentimos e como agimos. (Gabrielle Magalhães | Psicóloga Clínica e Coach | CRP: 07/23779)

Vamos praticar?
Decida pensar diferente. Não é fácil mudar perspectivas, então, será preciso persistência e treinamento até que isso possa se tornar o seu novo natural. Comece reconstruindo pensamentos e leia as situações de forma diferente. Por exemplo:

Em vez de pensar…

Pense…

Estou preso em casa.

Estou protegido em casa.

Estou com medo de ficar doente.

Tomarei todas as medidas de proteção para manter a mim e minha família saudáveis.

Esse período nunca vai passar.

Quando isso passar, vou valorizar ainda mais o que já conquistei e me permitirei experimentar novas vivências.

A pandemia está interferindo em todos os meus planos e isso é péssimo.

A interferência da pandemia em meus planos não está sob meu controle, por isso, reagendarei tudo quando for possível.

O mundo como conhecemos não existirá mais.

O mundo está passando por uma profunda transformação e por isso é natural que não seja o mesmo. Estarei aberto e pronto para redescobri-lo.

 

 

Fontes: Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck | CNN Brasil | Zenklub